Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

Alianças

No contexto da Rede Comuá tem surgido alianças entre  organizações membro, criadas  em torno de visões, práticas e temas comuns. Esses arranjos promovem reflexões, troca de experiências, a construção de conhecimento e de estratégias  voltadas à  mobilização de recursos.  

As comunidades de prática promovidas pela Comuá, que envolvem membros e parceiros, são espaços estratégicos para o fortalecimento dessas alianças, e contam com apoio da Rede, já que são articulações que visam também incidir sobre o campo da filantropia.

A Rede Comuá tem duas Alianças envolvendo seus membros:

Aliança entre Fundos

Integrada pelo Fundo Baobá para Equidade Racial, o Fundo Brasil e o Fundo Casa Socioambiental, a Aliança surge em 2021, no âmbito da Rede Comuá, como ação estratégica e inovadora no percurso das trocas e diálogos entre os fundos sobre os obstáculos e aprendizados forjados no fortalecimento da agenda por justiça social durante a pandemia da Covid-19.

Os três fundos foram impulsionados pelo reconhecimento da atuação e do protagonismo dos povos tradicionais, indígenas e das organizações de base comunitária no contexto da pandemia. Em um primeiro momento, de forma individual, esses fundos realizaram convocatórias emergenciais de apoio a ações de grupos, organizações e indivíduos em situação de maior vulnerabilidade.

Inicialmente, a Aliança entre Fundos elegeu como prioridade a redução dos impactos provocados pela crise sanitária, econômica, social e política no país, especialmente, junto a grupos que vivem em contextos de vulnerabilidade agravada pela pandemia da Covid-19. Esta iniciativa  pioneira no Brasil, portanto, só é possível em razão das fortes relações de confiança construídas por essas organizações filantrópicas independentes ao longo de anos com as redes, grupos, movimentos e organizações de base comunitária.

Ciente de que a pandemia não é a primeira e nem será a última crise aguda a ameaçar e afetar de modo diferenciado essas populações, a iniciativa se mantém no lugar da escuta para continuar apoiando os grupos mais vulnerabilizados nestes enfrentamentos. O maior objetivo é apoiar diretamente as comunidades tradicionais e locais, contribuindo para aumentar a resiliência dessas populações.

Aliança Territorial

Criada em abril de 2023, a Aliança Territorial é integrada por sete organizações membro da Rede Comuá – Casa Fluminense, Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), Instituto Comunitário Baixada Maranhense (Baixada), Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM), Instituto Procomum (IP), Redes da Maré e Tabôa Fortalecimento Comunitário, a partir do reconhecimento comum da sua atuação territorial e pelo entendimento do território como um espaço público e lugar decisivo de afirmação, garantia e defesa de direitos e da vida. 

É no território que se materializam as desigualdades historicamente construídas e também as diversas formas de resistência, resiliência e inovação cidadã protagonizadas pelas comunidades. Nessa perspectiva, territorializar a filantropia com foco na construção de justiça socioambiental e cultural é assumir a centralidade das comunidades como protagonistas das mudanças, definindo suas agendas prioritárias, participando das decisões sobre os recursos locais e da construção e implementação de respostas coletivas para os desafios vivenciados em seus cotidianos.

Hoje, a partir da valorização dos territórios, suas soluções, tecnologias, saberes locais e ancestrais, essa filantropia realizada pelos fundos comunitários e organizações de base territorial apoia e fortalece demandas coletivas, pautando novas formas de ação, participação social e construção de oportunidades de justiça econômica, racial, de gênero e climática. Em 2021, juntas, essas organizações doaram 3,17 milhões de reais distribuídos em 936 projetos e ações realizadas de norte a sul do Brasil.