Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

Comunicando e produzindo conhecimentos: Doar para Transformar em foco

Por Mica Peres

Desde o início de 2021, a Rede de Filantropia para a Justiça Social vem se dedicando na estruturação e desenvolvimento do Programa Doar para Transformar. Já compartilhamos por aqui o início desses movimentos nas contribuições de Graciela Hopstein e Betina Sarue nos artigos “A Rede anuncia um novo programa com o apoio do Ministério de Relações Exteriores da Holanda: Programa Giving for Change (Doar para Transformar)” e “Construindo o programa Doar para Transformar”. Nesses textos, as autoras apresentam o programa e definem seu objetivo principal: “[…] promover a filantropia comunitária e de justiça social como estratégia para alcançar o desenvolvimento liderado pelas comunidades, fortalecendo a reivindicação de direitos.”

Como parte das ações do programa, temos o prazer de lançar duas atividades fundamentais para a comunicação e produção de conhecimentos da Rede: o site institucional disponibilizado agora também em inglês e o lançamento do Selo “Doar para Transformar” para publicações. Com a tradução do site institucional, pretendemos ampliar as vozes da Rede buscando o fortalecimento da filantropia comunitária e de justiça socioambiental e viabilizando diálogos de troca e fortalecimento de capacidades também com parceiros internacionais.

Nesse sentido, trazendo o mesmo nome do programa, o selo “Doar para Transformar” busca criar um espaço de reflexão e debate a partir da produção de publicações que promovam a filantropia comunitária e de justiça social como estratégia para alcançar o desenvolvimento liderado pelas comunidades, fortalecendo a reivindicação de direitos, com foco em minorias políticas. O selo visa abarcar materiais de trabalho, publicações de debate teórico, de fortalecimento de capacidades e compartilhamento de experiências, com acesso e distribuição gratuitos e com tradução para outros idiomas.

Para saber mais sobre o desenvolvimento desses trabalhos, continue acompanhando nosso blog, nossa biblioteca e nossas redes sociais!


Mica Peres é assessora de dados, comunicação e tecnologia da Rede de Filantropia para a Justiça Social

CONTINUE LENDO

Rede Comuá participa do C20, grupo de engajamento de organizações da sociedade civil do G20
Rede Comuá participa do C20...
19 de abril de 2024
Nos últimos anos, a filantropia no Brasil tem sido alvo de crescente escrutínio, catalisado tanto por movimentos globais quanto nacionais, como o Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, no Brasil), o movimento #ShiftThePower (#PoderParaAsComunidades, em português), o Mês da Filantropia que Transforma, promovido pela Comuá e parceiros, a Philanthropy Transformation Initiative (Iniciativa pela Transformação da Filantropia, em tradução livre), pela WINGS, entre outros. Essas iniciativas promovidas por diversos atores da sociedade civil, bem como por organizações e redes filantrópicas, refletem uma crescente conscientização sobre a necessidade de abordar não apenas desafios sociais imediatos e a policrise, mas também questões sistêmicas que estão na raiz das desigualdades e da injustiça. Elas também levantam a questão do papel (e compromisso) real da filantropia com a transformação.
A Transformação da Filantro...
11 de abril de 2024
Revista Plurais
Rede Comuá lança a revista ...
21 de março de 2024
Associação Nossa Cidade (Fundo Regenerativo de Brumadinho) passa a integrar a Rede Comuá
Associação Nossa Cidade (Fu...
21 de março de 2024
Carregando mais matérias....Aguarde!