No contexto da pandemia da Covid-19, as organizações membro da Rede Comuá desempenharam um papel estratégico para viabilizar a doação de recursos, diretos e indiretos, por meio da promoção de campanhas com ampla capacidade de articulação, alcance e capilaridade no território nacional com foco nas populações mais vulneráveis, bem como também na produção de conhecimentos e disseminação de informações estratégicas para a tomada de decisões.
Essa atuação foi fortalecida pelo Programa de Apoio Estratégico da Rede Comuá, na chamada para ações de enfrentamento à Covid-19. Esse apoio teve início no ano de 2020 e envolveu a doação de 207 mil reais, para nove organizações membro que apresentaram propostas.
As iniciativas apoiadas estiveram voltadas ao enfrentamento da Covid-19 nas seguintes linhas de atuação:
Doação de recursos para organizações, movimentos e grupos de base que estão realizando ações de enfrentamento dos impactos da COVID-19
Mobilização de atores, doadores e recursos para a realização de ações diretas junto às organizações e grupos de base
Campanhas informativas, portais de notícias e levantamento de análise de informações
Ao longo de 2020, primeiro e mais crítico ano da pandemia, com ausência de vacinas e ingerência de órgãos públicos responsáveis, as organizações membros da Rede Comuá doaram de forma direta um montante de mais de 14 milhões de reais para mais de 1.200 iniciativas da sociedade civil. As doações indiretas (cestas básicas, kit higiene e ajuda humanitária de forma geral) somam aproximadamente 2,9 milhões de reais, totalizando mais de 16,9 milhões de reais doados.
O grande diferencial desses apoios é a capacidade de alcançar iniciativas da sociedade civil de forma ágil e assertiva, ainda que o montante das doações não seja comparável ao volume de recursos mobilizados pelas grandes fortunas, empresas e/ou filantropos/as brasileiros/as.
Fazer com que esses recursos cheguem rapidamente nas bases, nas comunidades, nos atores estratégicos que atuam no enfrentamento da Covid-19 é de uma grande potência transformadora, para além de reconhecer sua expertise instalada na mobilização de recursos. E, certamente, esses recursos têm efeito multiplicador relevante na medida em que podem alavancar e potencializar outras iniciativas de mobilização de recursos com atores estratégicos locais (campanhas de doação comunitária, por exemplo).
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