Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

FunBEA é o mais novo membro da Rede de Filantropia para a Justiça Social

Por Mica Peres – Assistente de Dados e Tecnologia da Rede de Filantropia para a Justiça Social

O Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA-, se tornou a décima terceira organização membro da Rede de Filantropia para a Justiça Social. O Fundo, que desde 2012 atua no fortalecimento de coletivos e processos educadores ambientalistas permanentes, trabalha com a concepção crítica dos modos de viver das sociedades atuais. Como missão, o Fundo, tem buscado a captação e o repasse de recursos para fortalecer a capilaridade de projetos, além de identificar e articular iniciativas de Educação Ambiental para apoios em todo o território nacional.

No último biênio, o FunBEA se mobilizou para atuar nas políticas públicas, resultando em formações na zona costeira do estado de São Paulo, novas parcerias universitárias, educadores e instituições mapeadas e contatadas, educadores e instituições participando dos processos formativos do Fundo (lideranças comunitárias, educadores ambientais, gestores públicos, sociedade civil organizada, escolas, etc.) e produções audiovisuais Educomunicativas (que podem ser acessadas aqui).

O Fundo também colaborou com 300 mil reais para a Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental, para a construção da Plataforma Monitora EA. Através dessa ferramenta, é possível avaliar e monitorar as políticas de Educação Ambiental no território brasileiro. De forma inovadora, ela pode ser utilizada por gestores públicos, educadores, redes, pesquisadores, comitês de bacias, unidades de conservação e etc., na pesquisa e monitoramento de políticas públicas na área de Educação Ambiental.

No litoral norte de São Paulo, destinou verba para a campanha Saneamento Já, financiando a produção audiovisual realizada por um grupo de instituições e pessoas de Maresias. Também, apoio em 2020, pequenas intervenções de quatro grupos, com a verba de R$1.200,00 cada, para lideranças e grupos organizados “Cuidadores das Águas”, de São Sebastião, Ubatuba, Caraguá e Ilhabela.

Com o diferencial de estabelecer parcerias com universidades nas cinco regiões brasileiras (ver acima), a criação do Fundo representou um pioneirismo na área do financiamento da Educação Ambiental no Brasil e, esse pioneirismo e a força com que o FunBEA tem atuado em todo o território nacional, serão grandes contribuições do Fundo para a Rede de Filantropia para a Justiça Social.

Damos, então, boas-vindas para a nova organização membro da Rede e a sua equipe e estimamos que essa parceria contribua para fortalecer e ampliar a filantropia de justiça social!

Fonte: https://www.funbea.org.br/

CONTINUE LENDO

Medindo o bem-estar das comunidades: para além dos números e das agendas de doadores
Medindo o bem-estar das com...
10 de junho de 2024
A escassez de financiamento direto e flexível para direitos humanos no Sul e Leste globais: reflexões sobre o cenário brasileiro
The lack of direct and flex...
7 de junho de 2024
Publicação sobre comunicação comunitária e filantropia será lançada em junho
Publicação sobre comunicaçã...
24 de maio de 2024
Medir o que Importa é político!
Medir o que Importa é polít...
24 de maio de 2024
Carregando mais matérias....Aguarde!