Por Mica Peres – Assistente de Dados e Tecnologia da Rede de Filantropia para a Justiça Social
O Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA-, se tornou a décima terceira organização membro da Rede de Filantropia para a Justiça Social. O Fundo, que desde 2012 atua no fortalecimento de coletivos e processos educadores ambientalistas permanentes, trabalha com a concepção crítica dos modos de viver das sociedades atuais. Como missão, o Fundo, tem buscado a captação e o repasse de recursos para fortalecer a capilaridade de projetos, além de identificar e articular iniciativas de Educação Ambiental para apoios em todo o território nacional.
No último biênio, o FunBEA se mobilizou para atuar nas políticas públicas, resultando em formações na zona costeira do estado de São Paulo, novas parcerias universitárias, educadores e instituições mapeadas e contatadas, educadores e instituições participando dos processos formativos do Fundo (lideranças comunitárias, educadores ambientais, gestores públicos, sociedade civil organizada, escolas, etc.) e produções audiovisuais Educomunicativas (que podem ser acessadas aqui).
No litoral norte de São Paulo, destinou verba para a campanha Saneamento Já, financiando a produção audiovisual realizada por um grupo de instituições e pessoas de Maresias. Também, apoio em 2020, pequenas intervenções de quatro grupos, com a verba de R$1.200,00 cada, para lideranças e grupos organizados “Cuidadores das Águas”, de São Sebastião, Ubatuba, Caraguá e Ilhabela.
Com o diferencial de estabelecer parcerias com universidades nas cinco regiões brasileiras (ver acima), a criação do Fundo representou um pioneirismo na área do financiamento da Educação Ambiental no Brasil e, esse pioneirismo e a força com que o FunBEA tem atuado em todo o território nacional, serão grandes contribuições do Fundo para a Rede de Filantropia para a Justiça Social.
Fonte: https://www.funbea.org.br/