Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

transforma

Hub de conteúdo da Rede Comuá

O Transforma é o hub de conteúdo da Rede Comuá, onde é possível encontrar materiais de referência sobre filantropia comunitária e de justiça socioambiental.

PUBLICAÇÕES HUB TRANSFORMA

2024
Inclusão econômica e geração de renda da população LGBTQIA+ no Brasil
A pesquisa "Inclusão econômica e geração de renda da população LGBTQIA+ no Brasil" do Fundo Positivo, em parceria com o Instituto Matizes, explora desafios e iniciativas para a justiça econômica LGBTQIA+, destacando o papel da filantropia e a importância da diversidade no contexto ESG e inclusão no mercado de trabalho.
2024
Fé e Clima: Caminhos de Cuidado com a Casa Comum
Diante do agravamento da crise climática no Brasil e no mundo, a CESE lançou a publicação “Fé e Clima: Caminhos de Cuidado com a Casa Comum”. A iniciativa, que compõe o início da 24ª edição da Campanha Primavera para a Vida, reúne artigos e relatos com reflexões teológicas, políticas e sociais sobre a questão ambiental e seus impactos na vida comunitária.
2024
Indigenous Peoples and Local Communities as References for Just Climate Solutions: The Brazil Fund's Experience
It is well known that Indigenous peoples represent 5% of the world's population, their territories cover approximately one-quarter of the Earth's surface, and they safeguard 80% of our biodiversity. Local communities, in turn, lead rational economic practices through productive systems rooted in socio-bioeconomics, contributing to alternative development models that respect nature, human life, and community dynamics. But what does this actually mean in practice? This publication presents concrete experiences that have improved both people's quality of life and the environment through the collective struggle for territorial rights and the preservation of traditional living.
2024
Povos indígenas e comunidades tradicionais como referências para soluções climáticas justas: a experiência do Fundo Brasil
É bastante conhecida a informação de que os povos indígenas representam 5% da população do planeta, que seus territórios abrangem aproximadamente 1/4 da superfície terrestre, e que abrigam 80% da nossa biodiversidade. Comunidades tradicionais, por sua vez, protagonizam práticas econômicas racionais, por meio de sistemas produtivos baseados na sociobioeconomia, contribuindo, desta forma, para outras possibilidades de desenvolvimento, com respeito à natureza, à vida das pessoas e às dinâmicas comunitárias. Mas, na prática, o que isso significa? Esta publicação traz experiências concretas de melhoria na qualidade de vida das pessoas e no meio ambiente por meio da luta coletiva por direitos territoriais e manutenção dos modos de vida.
2024
Comuá pelo Clima: financiamento de soluções climáticas locais e cenários da filantropia
O presente estudo tem o propósito de apresentar uma análise abrangente da atuação climática dos membros da Rede Comuá, destacando como as iniciativas apoiadas contribuem para a implementação de Soluções Climáticas Locais (SCLs). Ao longo do documento são elencados também desafios encontrados pelos membros da Rede para navegar o atual ecossistema de financiamento climático, cenários da filantropia e o posicionamento da Rede diante deles, apresentando uma visão crítica sobre potenciais estratégias a serem implementadas pela Iniciativa Comuá pelo Clima na implementação de estratégias de advocacy e grantmaking.
2024
Key facts - Philanthropy and community communication
This report offers an overview of community media in Brazil, highlighting its diversity, challenges, and role as a complex ecosystem. It explores ongoing partnerships between philanthropy and community media, identifying new demands and potential for joint funding and training efforts. The study emphasizes the importance of supporting community media to strengthen democracy and combat news deserts and misinformation.
2024
Key facts - Filantropia e comunicação comunitária
Este relatório apresenta um panorama das mídias comunitárias no Brasil, destacando suas agendas, desafios e a diversidade do campo. Explora parcerias em desenvolvimento entre a filantropia e as mídias comunitárias, identificando novas demandas e o potencial para ações conjuntas de financiamento e formação. O estudo ressalta a importância de apoiar essas mídias para fortalecer a democracia e combater a desinformação.
2024
Apoiando soluções a partir das tradições
O Fundo Casa Socioambiental tem se destacado como um dos principais apoiadores das iniciativas lideradas por comunidades indígenas no Brasil, ao doar mais de R$31 milhões diretamente a 402 associações de 182 etnias, abrangendo 60% das etnias indígenas reconhecidas no país. Com uma metodologia estratégica e validada pelas próprias comunidades, o Fundo Casa promove a autonomia e o protagonismo indígena na preservação de seus territórios. A experiência e as práticas do Fundo são cada vez mais respeitadas no campo da filantropia, mas ainda há espaço para fortalecer a confiança e ampliar a atuação dessas comunidades. A publicação sobre a trajetória do Fundo Casa compila dados, histórias e reflexões sobre seu impacto na preservação dos biomas brasileiros, ressaltando a vital importância das comunidades indígenas para o equilíbrio climático global. Fundo Casa. Tags: Fundo Casa Socioambiental; Comunidades Indígenas; Preservação Ambiental
2024
Filantropia e comunicação comunitária
Este relatório oferece um panorama das mídias comunitárias no Brasil, destacando sua diversidade, desafios e a complexidade do campo. Ele explora parcerias entre a filantropia e mídias comunitárias, apontando demandas e o potencial para ações conjuntas de financiamento e articulação. O estudo ressalta a importância de apoiar essas mídias para fortalecer a democracia e combater a desinformação e os desertos de notícias.
2024
Guia das periferias para doadores
Este guia destina-se às empresas, instituições, financiadores e fundações que se preocupam em reduzir os impactos da desigualdade de “dentro” para “fora” na doação no Brasil. Isto é, estamos falando, diretamente, com aqueles que estão dispostos a olhar para dentro de suas próprias organizações, estejam dispostas a parar de “varrer a poeira para baixo dos tapetes” e entenderam que já passou do tempo de uma revisão ecossistêmica da filantropia e do ISP no Brasil. Pontuamos, mais uma vez, a importância de uma agenda de democratização de recursos para as periferias no Brasil, que ocupe uma posição chave para guiar as doações no país. Organização: Iniciativa PIPA Tags: Filantropia; Democratização; Periferias