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Inglês para direitos humanos: uma experiência de aprendizado contextualizado

Por Daniela Almeida, Mariana Rodrigues, Mayana Nunes e Thaina Mamede

Com objetivo de melhorar capacidade da equipe do Fundo Brasil para diálogo e incidência em âmbito internacional, curso foi realizado com apoio do Programa de Fortalecimento de Capacidades da Rede Comuá

Profissionais da equipe de Projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos participaram de um curso de aprimoramento das habilidades de compreensão e comunicação na língua inglesa de uma forma específica: atualizando debates sobre direitos humanos.

Com o objetivo de responder a necessidades de atualização e aprofundamento de debates nesse campo, o curso foi viabilizado pelo Programa de Fortalecimento de Capacidades da Rede Comuá. A formação foi desenhada especificamente para as e os assessores que atuam diretamente no diálogo e acompanhamento das organizações, coletivos e ativistas que são apoiados pelo Fundo Brasil.

A estratégia de unir aprofundamento em debates sobre direitos humanos ao aprendizado da língua inglesa atende ao objetivo de melhorar as capacidades da equipe para diálogos com atores desse campo também em âmbito internacional. Desta forma, fortalecer o modelo de filantropia aplicado pelo Fundo Brasil.

O Fundo Brasil de Direitos Humanos integra a Rede Comuá e entende a filantropia como um agente apoiador de processos populares, coletivos e autônomos de luta por direitos fundamentais e busca por transformação social.

O Programa de Fortalecimento de Capacidades da Rede Comuá é uma iniciativa para fortalecer capacidades relevantes para as organizações membros e parceiras. Desta forma, contribui para o reconhecimento e a relevância do campo de filantropia comunitária e de justiça social no Brasil.

Como foi o curso

Para aprimorar as capacidades de debater filantropia e direitos humanos em inglês, o Fundo Brasil buscou um curso com abordagem personalizada para as necessidades do trabalho desenvolvido pela fundação. Vocabulário específico e discussões sobre temas como democracia, direitos humanos, enfrentamento ao racismo, teoria racial, meio ambiente, uso de pronomes neutros e direitos da população LGBTQIA+ compuseram o conteúdo do curso da Escola Soweto de Idiomas.

Walter Paim, professor, criador da metodologia e da abordagem da Soweto, explica que as aulas foram desenvolvidas com base em uma abordagem pedagógica que priorizou a

intersecção entre o ensino do inglês e a conscientização social. “O conteúdo do curso foi

cuidadosamente planejado para incorporar elementos de inclusão racial, diversidade de gênero e orientação sexual, bem como tópicos sociopolíticos relevantes”, destacou o professor. “Utilizei uma variedade de recursos, incluindo materiais autênticos, textos literários, vídeos e debates estruturados.”

O curso teve a duração de seis meses. A prática do inglês focou em ampliação do vocabulário, escrita e conversação.

O professor indicou resultados positivos no desenvolvimento dos participantes do curso. “A abordagem interdisciplinar não apenas ampliou a compreensão dos alunos sobre questões sociais, mas também impulsionou seu desenvolvimento linguístico. Através da análise de textos relevantes e da expressão de opiniões sobre temas importantes, os alunos melhoraram suas habilidades de comunicação em inglês de maneira significativa”, avaliou.

Para os participantes, uma experiência inspiradora e provocadora, que fortaleceu o senso crítico para leitura do contexto social atual.

A personalização da aprendizagem contribuiu para a formação técnica e para ter mais segurança em debates e espaços de incidência, avalia a assessora de Projetos Thainá Mamede. Neste sentido, o processo de fortalecimento das capacidades da equipe fortalece o trabalho do próprio Fundo Brasil. A oportunidade abre caminhos para que a equipe possa contribuir na ampliação de parcerias e na busca por oportunidades de investimentos filantrópicos voltados para a justiça social.

A assessora da Superintendência do Fundo Brasil, Daniela Almeida, conta que ao final de seis meses de curso, se sente mais confiante para diálogos na língua inglesa e ampliou o vocabulário específico necessário à atuação profissional. “Também me aprofundei em temas de meu interesse dentro da pauta do Fundo Brasil nas temáticas de direitos humanos”, completa.

Mayana Nunes, assessora de Projetos, afirma que se sente mais segura e confiante para tratar dos temas relacionados aos direitos humanos. “Isso em uma língua em que não sou nativa. Esta foi a primeira vez em que tive a experiência de aprender inglês de forma contextualizada e instigante. Renovei o prazer de estudar inglês”, disse.


A participação nesta atividade foi viabilizada pelo Programa de Fortalecimento de Capacidades Profissionais, no âmbito do Programa de Apoio Estratégico da Rede Comuá, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento e fortalecimento das competências e capacidades profissionais dos quadros técnicos de organizações membro, ampliando e aprofundando seus conhecimentos e fortalecendo sua atuação nos campos da filantropia comunitária e de justiça social.

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