Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

Mapeamento de organizações independentes

Realizado pela Rede Comuá em parceria com a ponteAponte, o mapeamento de fundos temáticos, comunitários e fundações comunitárias independentes que trabalham com doações para organizações da sociedade civil nas áreas de justiça social e desenvolvimento comunitário identificou 31 organizações, com atuação em diversas regiões do país.

Trata-se de uma pesquisa inovadora que apresenta o panorama da filantropia independente no Brasil. As organizações mapeadas contribuem para pautas de igualdade racial, populações indígenas e tradicionais, meio ambiente, gênero, sexualidade, entre outras, e que tem como foco as populações que têm seus direitos negados historicamente.

Em comum, entendem que o uso de recursos e o poder de decisão são de responsabilidade de quem recebe as doações, sendo protagonistas de sua atuação. Ou seja, trabalham com a premissa da confiança nas relações.

As organizações foram mapeadas a partir do método bola de neve e, também, de busca de organizações em sites especializados e de notícias. O método é uma técnica de amostragem que usa redes de referência e indicações, utilizada quando o universo de pesquisa não está definido.

Os resultados apresentados não são exaustivos e não representam a totalidade do campo, pois não existe uma consolidação de todas as organizações atuantes no Brasil, que atendem aos critérios. No entanto, são bastante significativos para o entendimento de como se conforma o campo da filantropia comunitária e de justiça social no país nos dias de hoje.

 

>> Acesse o key facts do Mapeamento

2022
Destaques do mapeamento de organizações independentes doadoras nas áreas de justiça social e desenvolvimento comunitário no Brasil - Principais Achados
Realizado pela Rede Comuá, em parceria com a ponteAponte, o mapeamento é uma pesquisa desenvolvida a partir de abordagens qualitativa (entrevistas) e quantitativa (questionários) com o objetivo de conhecer, caracterizar e dar destaque ao campo de organizações independentes que têm atuado na doação de recursos financeiros para organizações, grupos e movimentos da sociedade civil nas áreas de justiça social e desenvolvimento comunitário no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida entre janeiro e agosto de 2022.