Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

Mapeamento de organizações independentes

Realizado pela Rede Comuá em parceria com a ponteAponte, o mapeamento de fundos temáticos, comunitários e fundações comunitárias independentes que trabalham com doações para organizações da sociedade civil nas áreas de justiça social e desenvolvimento comunitário identificou 31 organizações, com atuação em diversas regiões do país.

Trata-se de uma pesquisa inovadora que apresenta o panorama da filantropia independente no Brasil. As organizações mapeadas contribuem para pautas de igualdade racial, populações indígenas e tradicionais, meio ambiente, gênero, sexualidade, entre outras, e que tem como foco as populações que têm seus direitos negados historicamente.

Em comum, entendem que o uso de recursos e o poder de decisão são de responsabilidade de quem recebe as doações, sendo protagonistas de sua atuação. Ou seja, trabalham com a premissa da confiança nas relações.

As organizações foram mapeadas a partir do método bola de neve e, também, de busca de organizações em sites especializados e de notícias. O método é uma técnica de amostragem que usa redes de referência e indicações, utilizada quando o universo de pesquisa não está definido.

Os resultados apresentados não são exaustivos e não representam a totalidade do campo, pois não existe uma consolidação de todas as organizações atuantes no Brasil, que atendem aos critérios. No entanto, são bastante significativos para o entendimento de como se conforma o campo da filantropia comunitária e de justiça social no país nos dias de hoje.

 

>> Acesse as publicações sobre o Mapeamento

2023
Sumário executivo bilíngue / Bilingual executive summary - Filantropia que transforma
Sumário executivo bilíngue - A publicação Filantropia que transforma – mapeamento de organizações independentes doadoras para a sociedade civil nas áreas de justiça socioambiental e desenvolvimento comunitário no Brasil traz um levantamento inédito de organizações que demonstram que esse modo de fazer filantropia é forte e presente no país, e pode ser tomado como um movimento que busca mudar relações de poder ao apoiar os direitos humanos e a justiça socioambiental junto a organizações de base. Ainda, deve ser tomado como um estudo em construção contínua, já que outras organizações existentes podem não ter sido abordadas aqui, como também novas podem ser criadas ao longo do tempo desde esta publicação, o que traz espaço para ampliações e aprofundamentos futuros na temática. O mapeamento, que traz análise em profundidade de 31 organizações, busca traçar um panorama atualizado da filantropia comunitária e de justiça socioambiental no país, sendo espaço de colheita e sistematização de informações e práticas com vistas a gerar conhecimento e reflexão. Além de trazer visibilidade para organizações que, na maioria das vezes, estão fora do campo de visão da filantropia mainstream, o investimento social privado e da sociedade em geral.
2023
Transforming Philanthropy
The publication Transforming Philanthropy: mapping of independent grantmaking organizations for civil society in the areas of socio-environmental justice and community development in Brazil presents an unprecedented survey of organizations that show that this way of doing philanthropy is strong and present in the country, and can be seen as a movement that attempts to change power relations by supporting human rights and socio-environmental justice alongside the grassroots organizations. It is also a study that is constantly under construction, since other existing organizations may not have been mentioned here, and new ones may have been created since this publication came out, which leaves room for future expansion and development of the topic. The mapping, which provides an in-depth analysis of 31 organizations, proposes to provide an up-to-date overview of socio-environmental justice and community philanthropy in Brazil, and is a space for the assembling and systematization of information and practices, to generate knowledge and reflection, in addition to providing visibility to organizations that are often outside the scope of mainstream philanthropy, private social investment and society in general.
2023
Sumário executivo - Filantropia que transforma
Sumário executivo A publicação Filantropia que transforma – mapeamento de organizações independentes doadoras para a sociedade civil nas áreas de justiça socioambiental e desenvolvimento comunitário no Brasil traz um levantamento inédito de organizações que demonstram que esse modo de fazer filantropia é forte e presente no país, e pode ser tomado como um movimento que busca mudar relações de poder ao apoiar os direitos humanos e a justiça socioambiental junto a organizações de base. Ainda, deve ser tomado como um estudo em construção contínua, já que outras organizações existentes podem não ter sido abordadas aqui, como também novas podem ser criadas ao longo do tempo desde esta publicação, o que traz espaço para ampliações e aprofundamentos futuros na temática. O mapeamento, que traz análise em profundidade de 31 organizações, busca traçar um panorama atualizado da filantropia comunitária e de justiça socioambiental no país, sendo espaço de colheita e sistematização de informações e práticas com vistas a gerar conhecimento e reflexão. Além de trazer visibilidade para organizações que, na maioria das vezes, estão fora do campo de visão da filantropia mainstream, o investimento social privado e da sociedade em geral.
2023
Executive summary - Transforming Philanthropy
Executive summary The publication Transforming Philanthropy: mapping of independent grantmaking organizations for civil society in the areas of socio-environmental justice and community development in Brazil presents an unprecedented survey of organizations that show that this way of doing philanthropy is strong and present in the country, and can be seen as a movement that attempts to change power relations by supporting human rights and socio-environmental justice alongside the grassroots organizations. It is also a study that is constantly under construction, since other existing organizations may not have been mentioned here, and new ones may have been created since this publication came out, which leaves room for future expansion and development of the topic. The mapping, which provides an in-depth analysis of 31 organizations, proposes to provide an up-to-date overview of socio-environmental justice and community philanthropy in Brazil, and is a space for the assembling and systematization of information and practices, to generate knowledge and reflection, in addition to providing visibility to organizations that are often outside the scope of mainstream philanthropy, private social investment and society in general.
2023
Filantropia que transforma
A publicação Filantropia que transforma – mapeamento de organizações independentes doadoras para a sociedade civil nas áreas de justiça socioambiental e desenvolvimento comunitário no Brasil traz um levantamento inédito de organizações que demonstram que esse modo de fazer filantropia é forte e presente no país, e pode ser tomado como um movimento que busca mudar relações de poder ao apoiar os direitos humanos e a justiça socioambiental junto a organizações de base. Ainda, deve ser tomado como um estudo em construção contínua, já que outras organizações existentes podem não ter sido abordadas aqui, como também novas podem ser criadas ao longo do tempo desde esta publicação, o que traz espaço para ampliações e aprofundamentos futuros na temática. O mapeamento, que traz análise em profundidade de 31 organizações, busca traçar um panorama atualizado da filantropia comunitária e de justiça socioambiental no país, sendo espaço de colheita e sistematização de informações e práticas com vistas a gerar conhecimento e reflexão. Além de trazer visibilidade para organizações que, na maioria das vezes, estão fora do campo de visão da filantropia mainstream, o investimento social privado e da sociedade em geral.
2022
Destaques do mapeamento de organizações independentes doadoras nas áreas de justiça social e desenvolvimento comunitário no Brasil - Principais Achados
Realizado pela Rede Comuá, em parceria com a ponteAponte, o mapeamento é uma pesquisa desenvolvida a partir de abordagens qualitativa (entrevistas) e quantitativa (questionários) com o objetivo de conhecer, caracterizar e dar destaque ao campo de organizações independentes que têm atuado na doação de recursos financeiros para organizações, grupos e movimentos da sociedade civil nas áreas de justiça social e desenvolvimento comunitário no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida entre janeiro e agosto de 2022.
2022
Mapping highlights of the independent grantmaking organizations for social justice and community development in Brazil
The Comuá Network and ponteAponte partnered to conduct the mapping. It is a study developed from qualitative (interviews) and quantitative (questionnaires) approaches to understand, characterize, and highlight the independent organizations that have donated funds to social justice and community development organizations, groups, and civil society movements in Brazil. The research was conducted from January to August 2022.