Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

Mês da Filantropia que Transforma promoveu debates e conexões

Foto: Reprodução / Fundo Agbara

O mês de setembro, dedicado a dar visibilidade e debater as práticas da filantropia comunitária e de justiça socioambiental, concentrou debates, produções e compartilhamento de conhecimentos em torno dessas agendas.

A Rede Comuá, suas organizações membro e parceiros promoveram, colaborativamente, 39 atividades presenciais e/ou virtuais, que geraram 177 horas de conteúdos transformadores para a filantropia brasileira e mais de 200 materiais produzidos e/ou compartilhados.

Foram lançadas publicações como o mapeamento de organizações independentes doadoras, pesquisa realizada pela Rede Comuá e pela ponteAponte; o ebook “Histórias da Filantropia Negra que transformam comunidades”, do Fundo Agbara;  “Coleção Filantropia Baixadeira: contos e causos”, do Instituto Baixada Maranhense; a campanha sobre histórias de transformação, realizada pelo iCS; a campanha Filantropia Comunitária, realizada pelo ICOM; o videocast Comunicação Inclusiva e Acessibilidade Digital, da BrazilFoundation; documento Diretrizes para Educação Ambiental Climática, lançado pelo FunBEA; dentre muitos outros conteúdos das organizações da Rede e parceiros.

Ao longo do mês foram realizados seminários, encontros, debates e conexões presenciais em diversas regiões do país: o evento Filantropia Raiz foi realizado pelo Instituto Procomum em Santos (SP); o seminário Clima, Reparação Socioambiental e Filantropia Comunitária foi realizado pelo FunBEA em São Sebastião (SP); a Feira de iniciativas comunitárias, realizada pela Tabôa Fortalecimento Comunitário em Uruçuca (BA); o Circuito do Guia para Justiça Climática foi realizado pela Casa Fluminense em Itaguaí, Nova Iguaçu e São Gonçalo (RJ); a mesa Diálogos sobre a importância da filantropia comunitária na conservação do Cerrado e da cultura de seus povos foi promovida pelo ISPN em Brasília, durante o X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado.

Foi realizado o primeiro encontro da Aliança Territorial, composta por sete organizações da Rede Comuá (Casa Fluminense, FunBEA, ICOM, Instituto Comunitário Baixada Maranhense, Instituto Procomum, Redes da Maré e Tabôa Fortalecimento Comunitário).

O Programa Saberes, da Rede Comuá, promoveu debate com as pessoas bolsistas, abordando processos, desafios e oportunidades na realização das pesquisas, durante o painel Construindo Saberes Locais. Duas pessoas bolsistas promoveram também debates sobre suas pesquisas: Ronaldo Eli coordenou o webinar Ação Comunitária de Terreiros: Caminhos e Desafios para Mobilização de Recursos e Jész Hipólito coordenou a live Narrativas de mulheres negras sobre o campo da filantropia no Brasil.

Tivemos dois eventos internacionais, que ecoaram o Mês da Filantropia que Transforma em outras redes: Medindo o que importa a caminho de Bogotá: unindo estudos e práticas, como preparação para a Cúpula Global do #ShiftThePower que acontece em dezembro, na Colômbia; e a roda de conversa sobre acesso à justiça, que integrou a programação do Fórum Anual sobre Defensores de Direitos Humanos em Assuntos Ambientais da América Latina e do Caribe, no Panamá, com a participação do Fundo Brasil e do Fundo Casa.

Esse movimento não se encerra com o mês de setembro. Muito conteúdo e campanhas foram produzidos, tivemos muitos encontros e muitas alianças, que trarão desdobramentos importantes para a incidência junto ao ecossistema filantrópico. Acompanhe as redes da Comuá para conhecer os resultados dessa mobilização e acesse a plataforma Transforma – hub de conteúdo da filantropia comunitária e de justiça socioambiental, que reúne conhecimentos gerados sobre essas agendas.

CONTINUE LENDO

Comuá Network Launches Publication on Social Movements and Philanthropy in Brazil
Comuá Network Launches Publ...
22 de novembro de 2024
Rede Comuá lança publicação sobre movimentos sociais e filantropia no Brasil
Rede Comuá lança publicação...
22 de novembro de 2024
‘Meu tempo é agora’: Financiamento de direitos trans em tempos de desdemocratização
‘Meu tempo é agora’: Financ...
18 de novembro de 2024
O papel crucial das mulheres negras na luta por justiça social no Brasil
O papel crucial das mulhere...
18 de novembro de 2024
Carregando mais matérias....Aguarde!