Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

O Dia de Doar e o Movimento por uma Cultura de Doação

Por Joana Mortari

Membro do Comitê Coord. do Movimento por uma Cultura de Doação e Diretora da Associação Acorde

Em meio à sua formação, em 2011, o Movimento por Uma Cultura de Doação – então um grupo de cinco instigados a fortalecer a doação no Brasil – sentíamos falta de falar com as pessoas ‘lá fora’ e de coletar dados sobre o doar brasileiro. No ano anterior havia acontecido uma pequena campanha na já extinta Feira de ONGs. Ao mesmo tempo, a ABCR fazia contato com a 92nd Y, centro comunitário americano onde nasceu o GivingTuesday. Como grupo, decidimos juntar todos os esforços: um nome da campanha brasileira com a tecnologia e força americanas. Assim surgiu o Dia de Doar, a quinta campanha a se associar no que hoje é uma expressiva rede de mais de 150 países que promovem o GivingTuesday.

Para os americanos, a ideia é criar um movimento de doação depois da onda de compras gerada pela Black Friday e a Cyber Monday. Para nós, do Movimento, o Dia de Doar é uma oportunidade de levar para os quatro cantos do Brasil a conversa sobre o doar provocando a identificação de cada indivíduo-cidadão com seu poder de agir sobre os desafios sociais por meio de uma causa.

Com o passar dos anos, este primeiro projeto-comum do Movimento se fortalece na ABCR, uma organização essencial para o campo. O Movimento também cresce, outras frentes se abrem, pessoas se juntam. Em 2017 lançamos o primeiro edital do Fundo Bis, que tem como missão promover a cultura e a prática da doação no país.

O Dia de Doar e o Fundo Bis expressam, desde sua concepção, ideais que se fizeram mais nítidos com um outro projeto comum do Movimento, o documento Por um Brasil + Doador, Sempre, elaborado pela Força-Tarefa e publicado em agosto de 2020. Desde o lançamento do documento, passamos a olhar os projetos do Movimento por meio da lente das cinco diretrizes que ele propõe para o amadurecimento da Cultura de Doação no Brasil.

Constatamos, por exemplo, que qualquer campanha do Dia de Doar cria uma oportunidade de doação, recomendação da diretriz Educar para a Cultura de Doação, além de criar Narrativas Engajadoras que levam a conversa sobre doar para o dia-a-dia de cidades, bairros, escolas, empresas. Os recursos captados por meio da campanha – em sua grande maioria de natureza livre e institucional – contribuem para Fortalecer as Organizações da Sociedade Civil.

Hoje somos mais de 150 pessoas e organizações no Movimento, trocando inteligência, fazendo junto e se inspirando e apoiando uns com os outros no caminhar para um país “onde pessoas doam generosamente. Onde causas e organizações recebem recursos necessários para cumprir seu papel e compor uma sociedade civil organizada, vibrante, potente e autônoma, fortalecendo, assim, a democracia”[1].

CONTINUE LENDO

capa do blog
Pesquisa Doação Brasil 2022...
13 de setembro de 2023
capa do blog (3)
Comuá lança mapeamento de o...
12 de setembro de 2023
capa do blog (4)
Dia do Cerrado: como a fila...
12 de setembro de 2023
capa do blog
Encontro discute a comunica...
4 de setembro de 2023
Carregando mais matérias....Aguarde!