Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

Procomum se junta à Rede de Filantropia para a Justiça Social

Por Camila Guedes

Prestes a completar 10 anos de atuação, a Rede tem mais um motivo para celebrar: a inclusão de um novo membro, o Instituto Procomum. A instituição, que possui mais de 5 (cinco) anos de atuação, trabalha para fortalecer pessoas e organizações, articular comunidades e tecer redes promovendo, por meio da colaboração, a transição para um mundo comum entre os diferentes. As atividades do Procomum ocorrem a partir da Baixada Santista (SP), onde fica localizada a sua sede e os demais Labs.

O Procomum busca contribuir para uma sociedade mais colaborativa e menos competitiva frente às relações humanas, para que a criatividade conduza a transição para o bem viver, a cidadania se organize em mais comunidades autogovernadas e redes cooperativas, o Estado e os agentes privados se submetam à ação coletiva comunitária e que o cuidado oriente a reorganização social e econômica

No ano de 2021, o Lab contribuiu para a formação de 18 lideranças no combate à pandemia, com a capacitação de agentes comunitários de saúde para a promoção do bem-estar e prevenção ao Covid-19 nas comunidades.

A Colaboradora é outro projeto da instituição, que une formação e vivência de práticas colaborativas para empreendedores sociais, artistas e outros profissionais criativos com o objetivo de fortalecer a cooperação, a construção de redes e a ampliação de repertório.

 
Nossas boas vindas ao Procomum e toda a sua equipe à Rede! Que esta parceria venha a somar e contribuir para o crescimento e fortalecimento da filantropia e justiça social.

CONTINUE LENDO

Rede Comuá participa do C20, grupo de engajamento de organizações da sociedade civil do G20
Rede Comuá participa do C20...
19 de abril de 2024
Nos últimos anos, a filantropia no Brasil tem sido alvo de crescente escrutínio, catalisado tanto por movimentos globais quanto nacionais, como o Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, no Brasil), o movimento #ShiftThePower (#PoderParaAsComunidades, em português), o Mês da Filantropia que Transforma, promovido pela Comuá e parceiros, a Philanthropy Transformation Initiative (Iniciativa pela Transformação da Filantropia, em tradução livre), pela WINGS, entre outros. Essas iniciativas promovidas por diversos atores da sociedade civil, bem como por organizações e redes filantrópicas, refletem uma crescente conscientização sobre a necessidade de abordar não apenas desafios sociais imediatos e a policrise, mas também questões sistêmicas que estão na raiz das desigualdades e da injustiça. Elas também levantam a questão do papel (e compromisso) real da filantropia com a transformação.
A Transformação da Filantro...
11 de abril de 2024
Revista Plurais
Rede Comuá lança a revista ...
21 de março de 2024
Associação Nossa Cidade (Fundo Regenerativo de Brumadinho) passa a integrar a Rede Comuá
Associação Nossa Cidade (Fu...
21 de março de 2024
Carregando mais matérias....Aguarde!