O Programa Saberes, da Rede Comuá, abre inscrições para propostas de pesquisa no campo da filantropia comunitária e de justiça ambiental, com foco no financiamento de Soluções Climáticas Locais, de 30/10 a 24/11/2024.
O Programa apoia pesquisas que contribuam para rever as práticas de doação dominantes e assim estimular que recursos cheguem com maior volume e de modo menos burocratizado às organizações e movimentos da sociedade civil.
Esse conhecimento, além de demonstrar a potência de experiências e saberes comunitários, busca valorizar a identificação de práticas filantrópicas e arranjos colaborativos articulados com comunidades, grupos, movimentos e redes da sociedade civil nas agendas justiça climática e financiamento climático.
Quem está na linha de frente dos territórios sabe o que é preciso apoiar para gerar transformação social junto a comunidades e grupos da sociedade civil. Essas pessoas e lideranças podem contribuir de modo importante, com seus saberes, para reflexões e mudanças junto ao ecossistema filantrópico em suas formas de doação.
Serão selecionadas sete propostas, que serão apoiadas pela Comuá como parte de seu Programa de Incidência.
Quem pode participar?
O Programa Saberes 2025 está voltado para pessoas físicas interessadas na produção de conhecimento sobre os campos da filantropia comunitária e de justiça socioambiental e sua relação com o financiamento de Soluções Climáticas Locais.
Soluções Climáticas Locais são soluções criadas por, para e com as comunidades – a partir da base – que consideram as especificidades e vulnerabilidade dos grupos envolvidos. Por isso, há maior potencial de impacto na mobilização das comunidades locais para implementá-las, e de fortalecimento da ação coletiva na defesa dos seus direitos e territórios.
Esses conhecimentos, além de demonstrarem a potência de experiências e saberes comunitários, buscam valorizar a identificação de práticas filantrópicas e arranjos colaborativos articulados com as comunidades (entendido no sentido amplo), grupos, movimentos e redes da sociedade civil nas agendas justiça climática e financiamento climático.
Para saber mais sobre o tema, acesse a publicação Comuá pelo Clima: https://redecomua.org.br/comua-pelo-clima
Para participar, as pessoas candidatas deverão ter algum vínculo com organizações, coletivos e movimentos sociais, comunidades tradicionais e quilombolas, fundos filantrópicos, fundações e institutos familiares e empresariais, negócios de impacto social, cooperativas, associações e/ou redes comunitárias, entre outros modelos de associação, formalizados ou não.
Serão priorizadas candidaturas de pessoas vinculadas a minorias políticas, a exemplo de mulheres; população LGBTQIAPN+; representantes de comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, entre outras tradicionais; população negra; pessoas com deficiência; pessoas imunodeprimidas; representantes de comunidades de terreiros; entre outras.
Para participar da convocatória, as pessoas interessadas devem indicar em suas propostas pelo menos uma pessoa mentora, responsável por acompanhar seu processo de pesquisa.
Recomenda-se que a mentoria seja desenvolvida por uma pessoa vinculada à sua rede e/ou campo de atuação, de fácil contato, atuante nos campos da filantropia e/ou da justiça social e climática, com experiência no tema da sua proposta.
Propostas devem ser enviadas somente via Formulário de Apresentação de Propostas disponível neste link a partir de 30/10. O prazo de envio de propostas é até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 24/11.
O apoio do Programa Saberes será de até dez meses. Serão apoiadas sete propostas, no valor de R$ 46.000,00 cada uma, cujos recursos devem ser destinados para o desenvolvimento das propostas e/ou para o fortalecimento de habilidades das pessoas participantes.
Não serão aceitas propostas recebidas após o prazo de inscrições, nem por outros canais da Rede Comuá.