Foto: Rede Comuá
O fortalecimento do jornalismo local e de iniciativas de comunicação comunitária é um caminho importante e fundamental para o desenvolvimento das comunidades e para a defesa da democracia.
Partindo desse princípio, a Rede Comuá lançou a publicação Filantropia e comunicação comunitária: caminhos para o fortalecimento da comunicação por direitos no contexto da sociedade civil no Brasil.
De autoria de Diego Cotta e Renata Saavedra e construída em diálogo com a Rede Comuá, a publicação busca analisar o cenário de apoio a esse tema, em especial a relação entre essas mídias e a filantropia comunitária no Brasil, visando entender como esses dois ecossistemas podem expandir suas parcerias e alavancar um ao outro.
É voltado principalmente para financiadores, praticantes da filantropia comunitária e de justiça socioambiental que ainda não atuam diretamente com o tema da comunicação comunitária, mas reconhecem sua importância e tem abertura para pensar caminhos de atuação nessa agenda.
A intenção da Rede Comuá é que estas reflexões possam inspirar novas ações, práticas e alianças em prol do fortalecimento da comunicação de base comunitária democrática e libertadora.
O lançamento foi realizado em um webinário com a participação de Graciela Hopstein (diretora executiva da Rede Comuá), Rodrigo Savazoni (diretor associado do Instituto Procomum), Tony Marlon (educador e comunicador popular e colunista do UOL), Rodrigo Montaldi (gestor de programas no Fundo Casa Socioambiental), Mônica Nóbrega (coordenadora de comunicação no Fundo Brasil de Direitos Humanos) e os autores Diego Cotta e Renata Saavedra, pesquisadores e jornalistas.
Para acessar a publicação, clique aqui.
Assista ao webinário de lançamento em português e com tradução para o espanhol