Estudo explora o papel da filantropia brasileira no financiamento e apoio aos movimentos sociais e as estratégias de autofinanciamento desses movimentos
Movimentos sociais desempenham um papel fundamental na defesa e promoção de direitos, contribuindo significativamente para a construção e consolidação da democracia.
Historicamente, esses movimentos foram essenciais na resistência contra regimes autoritários e na promoção da democratização no Brasil. No cenário atual, enfrentam novos desafios devido ao avanço da extrema direita e à crescente violência contra minorias e defensores dos direitos humanos.
Partindo dessas premissas, a Rede Comuá lança a publicação “Movimentos sociais e filantropia no Brasil”. Elaborado a partir de revisão bibliográfica, entrevistas e grupos focais, o material explora o papel da filantropia brasileira no financiamento e apoio aos movimentos sociais.
A pesquisa examina ainda as estratégias de autofinanciamento desses movimentos, os desafios enfrentados e o impacto do apoio filantrópico na sua atuação. Analisa também as diferenças nas abordagens da filantropia e destaca a necessidade de um maior envolvimento do investimento social privado para fortalecer os movimentos sociais e promover mudanças sociais e políticas significativas.
A urgência de pautas de justiça climática, racial, em suas diversas expressões e intersecções; a LGBTQfobia, o sexismo, a misoginia e outras formas de discriminação e reproduções de violência conclamam o engajamento de outros atores da filantropia nacional, em especial do investimento social privado, a apoiar movimentos sociais que lutam pelo reconhecimento dessas agendas nos mais diversos âmbitos — tanto estatal quanto em outros setores da esfera pública.
Uma análise que visa contribuir para o debate nacional e internacional, além de estimular reflexões sobre como a filantropia brasileira pode potencializar a luta de movimentos sociais no país para a construção de futuros alternativos.
O lançamento acontece no dia 04 de dezembro, a partir das 10h (horário de Brasília), em um painel virtual na plataforma Zoom, com a participação de Mariana de Paula [Instituto Decodifica]; Halima Mahomed [Thiqa Consulting e PSJP]; Ana Valéria de Araújo [Fundo Brasil de Direitos Humanos].
Haverá tradução simultânea para o inglês. Jonathas Azevedo [Rede Comuá] e Gelson Henrique [Iniciativa Pipa], responsáveis pela coordenação e pesquisa, apresentarão os dados. O painel contará com mediação comentada de Graciela Hopstein, responsável pela coordenação geral e curadoria de conteúdo.
Para participar, é preciso se inscrever:
🗓️ Data: 04 de dezembro (quarta-feira)
🕙 Horário: 10h às 12h (horário de Brasília)
🔗 Inscrições: https://bit.ly/MovimentosSociaisEFilantropia