Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

Rede doa R$ 1 milhão em apoio a projetos desenvolvidos pelas organizações membros

Iniciativas contribuem para o desenvolvimento de ações coletivas com capacidade de fortalecer a cultura de doação, ações de grantmaking e de proteção e segurança

No fim de 2021, a Rede de Filantropia para Justiça Social (RFJS) abriu mais uma vez a possibilidade de apoio a projetos apresentados e desenvolvidos pelos Fundos membros em duas linhas de atuação: (1) desenvolvimento de estratégias, ações e produtos para o fortalecimento do programa de incidência da RFJS; (2) desenvolvimento de ações e produtos na área de proteção e segurança (digital, jurídica, autocuidado etc).

Na linha de desenvolvimento de estratégias de incidência, estão sendo apoiados oito projetos voltados à criação de narrativas, à produção de material audiovisual, campanhas, mapeamentos, observatórios, manuais, metodologias e tecnologias sociais, como também a estruturação de fundos de apoio para microprojetos e estratégias, através da consolidação de parcerias.

Voltados aos diversos públicos com foco em minorias políticas , os projetos contribuirão para fortalecer as estratégias de advocacy da RFJS e dos próprios Fundos. O apoio da Rede a essas iniciativas é uma ação estratégica, voltada a promover e incentivar o estabelecimento de parcerias entre as organizações membro, buscando contribuir para o desenvolvimento de ações coletivas e produtos diversificados no campo do grantmaking de justiça social e desenvolvimento comunitário, com capacidade para impactar o ecossistema filantrópico local.

Já o componente de desenvolvimento de ações e produtos na área de proteção e segurança conta com seis propostas que incluem contratação de consultoria jurídica para análise de riscos e revisão e elaboração de modelos de contratos, práticas de proteção de sistemas, redes e programas a ataques virtuais, adequação das organizações à Lei Geral de Proteção de Dados e criação de fundo de autocuidado.

Aprendizado e estratégias coletivas

Os projetos que receberam o apoio da Rede serão desenvolvidos ao longo dos próximos meses, e a conexão entre os Fundos deve ser permanente através da instalação de Comunidades de Práticas, no sentido de fomentar esse fazer coletivo e proporcionar acesso a conhecimento e ferramentas que auxiliem os processos coletiva e individualmente.

Muitos dos projetos em desenvolvimento envolvem mais de um Fundo em sua realização, e algumas vezes também outras organizações em parceria. O Programa de Apoio da RFJS é apoiado pela Porticus e pelo Programa Doar para Transformar.

Em dezembro de 2021, durante a realização do segundo encontro da Comunidade de Práticas (CoP) Comunicação e Narrativas, conduzida pela RFJS com os comunicadores dos Fundos integrantes, o grupo se reuniu para conhecer as propostas e produtos que serão desenvolvidos pelos membros a partir do Programa de Apoio e também para contribuir na solução de desafios já identificados em relação a cada projeto.

Esse é um dos objetivos das Comunidades de Práticas no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Capacidades : a construção de soluções coletivas e a troca de experiência, fortalecendo os projetos de cada organização e, ao mesmo tempo, trabalhando coletivamente para ampliar as doações. Além da CoP Comunicação e Narrativas, outras três envolvem as organizações membros da Rede em atividades nessa direção: Segurança e Proteção; Monitoramento e Avaliação; Grantmaking e Tecnologias Sociais.

CONTINUE LENDO

Procomum -45
Nasce a Aliança Territorial...
26 de setembro de 2023
capa do blog
Pesquisa Doação Brasil 2022...
13 de setembro de 2023
capa do blog (3)
Comuá lança mapeamento de o...
12 de setembro de 2023
capa do blog (4)
Dia do Cerrado: como a fila...
12 de setembro de 2023
Carregando mais matérias....Aguarde!