Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

RFJS avançou em parcerias, produção de conhecimento e estratégias coletivas para incidência em 2021

Por Mônica Ribeiro

Já está disponível no site institucional o Relatório Executivo 2021 da Rede de Filantropia para a Justiça Social (RFJS).

O ano foi muito significativo em termos de aprendizado coletivo junto às organizações membro e de construção de estratégias programáticas, de parcerias e no campo da produção de conhecimento no sentido de promover a sua missão de fortalecer e ampliar o campo da filantropia comunitária e de justiça social.

A Rede deu grandes passos no desenvolvimento de estratégias coletivas de incidência no contexto dos ecossistemas filantrópicos local e internacional para posicionar as suas agendas estratégicas.

Foi iniciada a reestruturação da área programática, com a criação de um Programa de Incidência que visa fortalecer a agenda do grantmaking, da filantropia comunitária e de justiça social junto a diversos atores, envolvendo atividades de fortalecimento de capacidades dos seus membro e estruturado a partir de quatro comunidades de práticas: monitoramento e avaliação; segurança e proteção, comunicação e narrativas; e grantmaking, tecnologias sociais e mobilização de recursos.

A reestruturação da área programática também envolveu a criação e implementação de uma estratégia de comunicação orgânica e articulada com o Programa de Incidência. As organizações membro participaram de encontros entre comunicadores, que dão corpo à Comunidade de Práticas de comunicação e narrativas.

2021 foi também o ano em que foi iniciado o Programa Doar para Transformar, com apoio da cooperação holandesa envolvendo uma aliança com oito países (Brasil, Burkina Faso, Etiópia, Gana, Palestina, Quênia, Palestina e Uganda) e 13 organizações membro que têm fortalecido ainda mais a atuação da Rede.

A produção e disseminação de conhecimento pela Rede foi incrementada em 2021, com elaboração de publicações sob o selo Doar para Transformar, que tem como objetivo criar um espaço de reflexão e debate, reunindo conhecimento de debate teórico, de fortalecimento de capacidades e compartilhamento de experiências.

No fim de 2021, a Rede abriu mais uma vez a possibilidade de apoio a projetos desenvolvidos pelas organizações membro a partir da doação de 1 milhão de reais em duas linhas de atuação: (1) desenvolvimento de estratégias, ações e produtos para o fortalecimento do programa de incidência da RFJS; (2) desenvolvimento de ações e produtos na área de proteção e segurança (digital, jurídica, autocuidado etc).

Todas essas ações articuladas em torno da Rede e de seus integrantes seguem, assim, contribuindo para fortalecer a agenda de incidência por meio do apoio às organizações membro, do desenvolvimento de parcerias e estratégias que incidam sobre o ecossistema filantrópico, promovendo a agenda da filantropia comunitária e de justiça social, e com notáveis desdobramentos projetados para 2022.

Esses e outros dados podem ser conferidos no Relatório Executivo 2021 da RFJS, já disponível para acesso no site.

CONTINUE LENDO

capa do blog
Pesquisa Doação Brasil 2022...
13 de setembro de 2023
capa do blog (3)
Comuá lança mapeamento de o...
12 de setembro de 2023
capa do blog (4)
Dia do Cerrado: como a fila...
12 de setembro de 2023
capa do blog
Encontro discute a comunica...
4 de setembro de 2023
Carregando mais matérias....Aguarde!