Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

Apoio

Saberes

Valorizar saberes construídos pelos territórios e por minorias políticas, é o espírito que guia o Programa Saberes, da Rede Comuá, que seleciona bolsistas, lideranças comunitárias e/ou profissionais que atuam no campo da sociedade civil e da filantropia  que trabalham na investigação e produção de conhecimento a partir de suas experiências nos campos  da justiça socioambiental e desenvolvimento comunitário, contribuindo para decolonizar a produção de conhecimento sobre a filantropia.

Esse conhecimento, além de demonstrar a potência de novos arranjos e de práticas filantrópicas que buscam mudar as relações de poder, atuando em parceria com as comunidades apoiadas, é também importante insumo para o Programa de Incidência da Rede, que visa justamente incidir no ecossistema filantrópico para ampliar as doações a organizações e movimentos da sociedade civil que trabalham com direitos humanos.

PROGRAMA SABERES 2022

Em 2022, o Programa selecionou sete bolsistas que trabalham na produção de conhecimento, dentre 27 propostas recebidas, que desenvolvem os seguintes estudos:

O projeto visa uma avaliação geral do financiamento de micro projetos junto a povos e comunidades tradicionais do Cerrado e Amazônia, implementados pelo ISPN (Instituto Clima, Sociedade, População e Natureza) como uma ferramenta de filantropia que procura se adequar à realidade de muitas destas comunidades, nas quais existe uma grande carência de fomento em paralelo à grande dificuldade de acesso e gestão de recursos para incrementar suas atividades.

O projeto visa fortalecer a construção de narrativas e diagnósticos sobre o campo da filantropia e do investimento social privado no Brasil, incidindo para a desburocratização e a priorização do repasse de recursos para iniciativas faveladas e periféricas voltadas à justiça racial, social e de gênero. Para isso, será promovida a coleta e estudo de experiências nacionais e internacionais voltadas a tornar acessível o debate sobre a democratização da filantropia no país.

O projeto busca investigar as experiências internacionais e nacionais de círculos de doação (giving circles), assim como estratégias que estão sendo adotadas pelo FunBEA na experiência de planejamento e estruturação da campanha do círculo de doadores do Litoral Norte de São Paulo, buscando reconhecer características e idiossincrasias com a literatura internacional sobre círculos de doação.

Tem como objetivo sistematizar a experiência local de fortalecimento de organizações de base comunitária que atuam na região da Grande Florianópolis atendidas pelo ICOM, por meio do serviço de consultorias individuais, gratuitas e personalizadas, relacionadas ao desenvolvimento institucional para a filantropia comunitária.  O ICOM é referência neste tipo de consultoria na região, e a sistematização dessa experiência, de modo a formatar um conjunto de materiais e ferramentas, poderá ser replicada em outros contextos e organizações.

O projeto visa reunir e sistematizar, em um e-book, as perspectivas políticas de lideranças e organizações de mulheres negras das regiões Norte e Nordeste sobre o universo da filantropia negra.

Pretende obter uma visão qualitativa sobre a inserção das comunidades de terreiro nos ecossistemas filantrópicos, realizando entrevistas com lideranças que desenvolvem ações comunitárias e organizações que promovem a filantropia comunitária. As entrevistas serão semi estruturadas, guardando unidade temática, mas sujeitas à dinâmica da conversa, aberta, informal, entre pares.

O projeto pretende promover a rememoração e reflexão sobre o Fundo Regenerativo de Brumadinho, possibilitando a replicabilidade da experiência em outros territórios. Para isso, uma série de entrevistas com moradores, mentores, equipe de curadoria e recebedores dos recursos revelarão o passo a passo do desenho do fundo, desde a ideia inicial até a execução dos projetos locais.