Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

INCIDÊNCIA NO ECOSSISTEMA E NO ESPAÇO PÚBLICO

A Rede Comuá promove incidência junto ao ecossistema filantrópico e no espaço público para dar visibilidade às suas agendas, ações e debates e promover a cultura de doação, fortalecendo o campo da filantropia comunitária e de justiça social. Para tais fins, o desenvolvimento de estratégias que articulam ações de incidência que têm como focos o nível comunitário, nacional, regional e internacional.

Nos níveis regional e internacional, a estratégia quer desafiar as práticas tradicionais de filantropia, a fim de contribuir para um processo de transferência de poder para as comunidades, bem como fortalecer a colaboração e trocas entre atores filantrópicos do Sul Global.

No âmbito nacional, busca influenciar o ecossistema filantrópico brasileiro, a fim de fortalecer a agenda da filantropia comunitária e de justiça social, mobilizando mais recursos a comunidades, minorias políticas e organizações, coletivos e lideranças da sociedade civil de maneira a apoiar as suas lutas por direitos. 

As parcerias com atores da esfera pública têm como foco dar visibilidade ao ecossistema da filantropia independente e doadora para a sociedade civil, disseminar conhecimento e promover debates com múltiplos atores, tais como: universidades e centros de pesquisa, organizações da sociedade civil alinhadas com essas agendas e a mídia independente.  

Por meio da atuação em parceria com organizações nacionais, regionais e internacionais que atuam no campo da filantropia, a Rede Comuá tem promovido e participado de eventos e ações com vistas a ampliar a divulgação da agenda da filantropia comunitária e de justiça social, contribuindo para disseminar conceitos, práticas e potências.

O Programa de Incidência da Rede Comuá quer mostrar os impactos das doações no campo da justiça social e para as comunidades locais. Para isso, é necessário medir o que importa, e principalmente construir coletivamente as narrativas a partir das organizações que estão na base da luta por direitos e empregá-las em campanhas que possam mobilizar o ecossistema filantrópico para a ampliação de doações.

Fazem parte da estratégia-chave da Incidência o Programa de Apoio Estratégico, melhor detalhado aqui, bem como as campanhas de comunicação e o fortalecimento de  atores chave.

Saiba mais sobre cada uma dessas ações no diagrama abaixo: