Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

Programa de Fortalecimento de Capacidades

O Programa de Fortalecimento de Capacidades tem por objetivo construir e/ou fortalecer capacidades relevantes para as organizações membros e suas equipes e parceiros, contribuindo para o reconhecimento e relevância do campo de filantropia comunitária e de justiça social no Brasil.

A estrutura temática proposta para o Programa foi elaborada com base em um processo de consulta junto aos membros, realizado a partir do ano de 2020. Para 2023, o Programa se organiza a partir da instalação de quatro Comunidades de Práticas, alinhadas com as estratégias centrais do Programa de Incidência:

CoP Filantropia e Democracia:

Aborda as temáticas de grantmaking, análise do cenário de incidência, justiça climática e democracia.

CoP de Comunicação e Produções narrativas:

Propõe trocas periódicas entre comunicadores das organizações, em colaboração com o Café com os Comunicadores.

CoP de Desenvolvimento institucional:

Aborda temas como monitoramento e avaliação, proteção e segurança, autocuidado, gestão e mobilização de recursos.

CoP de Produção de conhecimento:

Propõe trocas periódicas para produção de conhecimento sobre filantropia, em colaboração com o Programa Saberes.

CONCEITO DE COMUNIDADE DE PRÁTICA

um grupo de pessoas [que] se unem em torno de um mesmo tópico ou interesse. Essas pessoas trabalham juntas para achar meios de melhorar o que fazem, ou seja, na resolução de um problema na comunidade ou no aprendizado diário, [com] interação regular

Através das Comunidades de Práticas, a Rede Comuá fomenta também um processo de produção coletiva de narrativas e conhecimentos relacionados aos campos da filantropia comunitária e de justiça social para fortalecer essas agendas a partir da visibilidade das ações e iniciativas em andamento, e com o objetivo final de fortalecer vozes e direitos e promover a doação de recursos para as organizações.

O Programa prevê a realização de atividades em múltiplos formatos:

  • Encontros de aprendizado para compartilhamento de experiências e debates entre as organizações membro da Rede e parceiros.
  • Webinários: seminários online, abertos, sobre diversos temas, a partir de apresentação de convidados das organizações membro, parceiros e especialistas.
  • Oficinas: reuniões conduzidas por especialistas convidados e parceiros.
  • Atividades especiais e seminários propostos pelas organizações membro e/ou organizadas pela Rede em parceria com outras instituições .
  • Oficinas de construção colaborativa de iniciativas e desenho de estratégias conjuntas de incidência

 

Ao longo dos últimos dois anos, foram realizados 26 encontros de forma virtual envolvendo 590 participações.

Também são realizadas atividades abertas com foco no lançamento de publicações e promoção de debates envolvendo parceiros institucionais, atores estratégicos do ecossistema filantrópico e da esfera pública, com a finalidade de dar visibilidade às agendas de filantropia comunitária e de justiça socioambiental.

Para acompanhar as atividades abertas das Comunidades de Prática da Rede Comuá, inscreva-se na nossa newsletter e siga nossas redes sociais.