Seja muito bem-vinda/e/o à Rede Comuá!

Mês da filantropia que transforma: conheça algumas das atividades programadas

A Rede Comuá, juntamente com suas organizações membro e parceiros, promovem, em setembro, uma série de atividades voltadas a demonstrar a potência e importância da filantropia comunitária e de justiça socioambiental para fomentar a transformação social apoiando organizações e movimentos da sociedade civil em suas lutas por direitos.

O movimento, iniciado em setembro de 2022 a partir do seminário de dez anos da Rede Comuá, passará a integrar o calendário da filantropia brasileira anualmente como espaço dedicado a abordar as práticas e a atuação estratégica dessa filantropia no sentido de fortalecer a sociedade civil e, desse modo, também a democracia.

Durante o mês de setembro, serão promovidas atividades abertas ao público e outras que mobilizarão territórios e organizações da Rede Comuá, focadas em arranjos inovadores, e públicos específicos, e cujo resultado poderá posteriormente ser compartilhado com o público em geral.

Dentre as atividades programadas, destacam-se:

05/09 –  Lançamento da publicação Filantropia que Transforma: Mapeamento de organizações independentes doadoras para sociedade civil nas áreas de justiça socioambiental e desenvolvimento comunitário no Brasil

A publicação mapeou e traz informações sobre 31 organizações que atuam no campo da filantropia independente e comunitária no país, e é uma realização da Rede Comuá em parceria com a ponteAponte. O lançamento será online, mediante inscrição prévia. Em breve a Comuá divulgará o nome dos/das palestrantes e o link para as inscrições.

14/09 – Construindo Saberes Locais: Filantropia Comunitária como Caminho para Justiça Social

Será promovido um debate sobre o Programa Saberes, com a participação dos bolsistas que participaram da integrantes da primeira turma, que abordarão os resultados e achados de suas pesquisas. A iniciativa oferece bolsas para a sistematização de saberes produzidos por lideranças sociais e especialistas que atuam nos campos da filantropia comunitária e de justiça social. O evento será online, mediante inscrição prévia. Em breve a Comuá divulgará o link para as inscrições.

26/09 – Transforma, o hub de conteúdo da filantropia comunitária e de justiça socioambiental

 A plataforma Transforma será disponibilizada ao público para consulta sobre conhecimento relacionado à filantropia comunitária e de justiça socioambiental, concentrando materiais produzidos por membros da Rede e parceiros, facilitando assim o acesso a todo esse conhecimento produzido.

Além destas atividades, outras serão promovidas ao longo do mês. A programação completa estará disponível em breve no endereço https://redecomua.org.br/mes-da-filantropia-que-transforma/

CONTINUE LENDO

Tecendo redes de direitos e de confiança: apoiar mídias comunitárias é urgente e estratégico
Tecendo redes de direitos e...
4 de julho de 2024
Por que precisamos ampliar o financiamento para organizações LGBTQIAPN+?
Por que precisamos ampliar ...
28 de junho de 2024
CAPA_BLOG-post-cese-na-comua
CESE é o novo membro da Red...
22 de junho de 2024
Rede Comuá lança publicação sobre filantropia e comunicação comunitária
Rede Comuá lança publicação...
22 de junho de 2024
Carregando mais matérias....Aguarde!